A Família EDUCAFRO foi agraciada, no dia 25/11/2015, pelo Senado Federal com a COMENDA ABDIAS DO NASCIMENTO, um importante símbolo de reconhecimento à luta de diversos voluntários,professores e associados que fazem parte desse projeto que já incluiu mais de 40.000 negros e brancos pobres nas Universidades Públicas e Particulares com Prouni, Fies e Bolsas de Estudo nos últimos 10 anos. Muito mais queue nos 500 anos anteriores da história do Brasil.

Após a cerimônia, o Frei David, que representou a família Educafro nesse ato solene, concedeu entrevista falando da importância dessa comenda entrevista foi apresentada no programa O Senado é mais Brasil de hoje, dia 25/11/2015.

 

Ao ser perguntado sobre os conquistas do movimento negro no Brasil, Frei David expõe que : “Tivemos muitas conquistas, mas grande parte delas estão sendo corroídas pelas universidades irresponsáveis que não geram mecanismos de fiscalização e garantia da política pública”.

Referente à existência do preconceito racial no país ele explica que “Preconceito sempre exisitiu e vai mudar à medida em que o negro começar a colocar-se em todos os lugares da sociedade,”

A entrevista na íntegra pode ser verificada através do link :

https://www12.senado.leg.br/radio/1/senado-e-mais-brasil/comenda-abdias-nascimento-2013-homenagem-a-carlos-da-silva-santos