A EDUCAFRO É A SUA CERTIFICADORA

PARA ESG EQUIDADE RACIAL

| O QUE É EDUCAFRO ESG RACIAL:

EDUCAFRO ESG Racial(E-ESG) é o braço da EDUCAFRO Brasil que avalia a qualidade da equidade racial dentro das organizações empresariais, através de Consultorias e Treinamentos de Diversidade & Inclusão.  A E-ESG agrega os 40 anos de atividades da EDUCAFRO Brasil pela equidade racial, transmutados em práticas de mercado e regidos sob a ótica da Governança Corporativa. Estes anos de experiência em equidade racial levaram a EDUCAFRO a participar da concepção e criação da Associação do Pacto de Promoção da Equidade Racial, responsável por incluir a questão racial no  centro do debate econômico brasileiro. E os debates do pacto revelaram a necessidade de um novo desafio, criando assim a EDUCAFRO ESG Racial (E-ESG).

| QUEM SOMOS:

Somos uma organização que há 40 anos luta contra o racismo estrutural no Brasil. A EDUCAFRO Brasil tem a missão de promover a inclusão da população afro-brasileira (em especial) e pobre (em geral), nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudo, no Mercado de Trabalho e nas atividades culturais através da sua rede nacional de voluntários e expandir suas metas nas políticas de ações afirmativas.

E hoje, além das pautas de políticas públicas em educação e de cotas, queremos ajudar as empresas em sua gestão corporativa, desenvolvendo ações e políticas de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I).  Assim, lançamos o EDUCAFRO ESG Racial, um núcleo focado em assessorar as empresas a lucrarem mais, a partir da diversidade racial de forma vertical.

A EQUIDADE RACIAL NO MERCADO DE TRABALHO

A temática de DE&I é relevante por dois aspectos:

O primeiro é que as empresas podem e devem dar sua contribuição para uma sociedade mais equitativa e ambientes diversos e plurais são mais sustentáveis. O resultado é uma economia nacional mais desenvolvida, o que torna o ambiente de negócios mais competitivo e saudável.

Um outro ponto é a lucratividade. Uma pesquisa recente da McKinsey & Company concluiu que empresas com diversidade racial têm rendimentos de até 35% acima da média e que, a cada 10% de aumento na diversidade e equidade em seus quadros, o crescimento nos lucros sobe em 0,8%.

A temática racial tem o potencial de aumentar a lucratividade das organizações. Com isto em mente, nosso trabalho é focado em aperfeiçoar os processos para gerar mais lucro para sua organização.

| PRODUTOS E SERVIÇOS

Com o intuito de se chegar ao equilíbrio racial dentro da Empresa, a E-ESG possui vários produtos e serviços para que essa realidade aconteça, dentre os quais destacamos: Certificação dos compromissos empresariais com a Equidade Racial da sua Empresa, conforme critérios do  Pacto de Promoção da Equidade Racial; Consultoria e  censo em DE&I racial; letramento racial corporativo; treinamentos corporativos;  estratégias para ações afirmativas e investimentos sociais.

Junte-se a nós para transformar em realidade a inclusão dos afrodescendentes na pauta econômica brasileira. 

CERTIFICADORA ESG EDUCAFRO BRASIL

Além de termos participado na concepção e na estruturação da Associação do PACTO DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL (PACTO) e dele participar no seu Conselho Consultivo, somos hoje também qualificada como CERTIFICADORA dos compromissos empresariais com a Equidade Racial da sua Empresa.

A EDUCAFRO foi uma das primeiras organizações habilitadas pelo PACTO para atuar como CERTIFICADORA do Protocolo ESG Racial. 

Sua responsabilidade é gerenciar o acompanhamento e validação do IEER das empresas, através do monitoramento anual das ações afirmativas desenvolvidas e verificação dos compromissos de Investimento em Equidade Racial contemplados no Protocolo ESG Racial do Pacto.

O PACTO “abrasileirou” o protocolo ESG para trazer melhores resultados para seu negócio e para o País. O novo Protocolo ESG Racial é uma oportunidade para as empresas aperfeiçoarem seus processos de gestão ESG de forma inovadora.

Para tanto, foi desenvolvido o Índice ESG de Equidade Racial (IEER), um índice que mede o desequilíbrio racial de uma empresa, levando em consideração a composição do quadro de colaboradores por ocupação, os salários médios das ocupações e a distribuição racial na região em que a empresa opera. O IEER representa uma métrica que permite avaliar com maior precisão o grau de divergência da distribuição das ocupações por raça em uma determinada unidade empresarial, em relação à distribuição racial de uma população de referência (no mesmo exemplo, a população economicamente ativa, PEA). As unidades de análise podem ser empresas, setores ou regiões.

Ao cumprir com estas métricas do IEER, aliadas à adoção das ações afirmativas, sua empresa estará pronta para aumentar sua lucratividade no mercado do século XXI e contribuir com a transformação social.

CENSO EDUCAFRO

Para além do diagnóstico previsto no IEER 1 das empresas vinculadas ao Pacto,  a E-ESG irá promover um novo diagnóstico composto por uma robusta pesquisa de clima com objetivo de avaliar a percepção dos colaboradores sobre a questão racial. Temas como Liderança Inclusiva, Assédio, Promoção e Progressão de Carreira serão abordados nesta pesquisa e, partir desse resultado, inicia-se o trabalho da E-ESG.

PALESTRA & MASTERCLASS

Conteúdos de até 2h sobre temas específicos com objetivo de gerar letramento racial. A diferença essencial entre um e outro, é o perfil do público (Liderança, Gerência, ou Chão de Fábrica).

MENTORIAS

Mentorias para Executivos: Acompanhamento “um-a-um” com executivo não negro que necessita de atenção dedicada ao tema. Mentorias com duração de um ano com encontros semanais.

Mentorias de Aceleração de Carreiras: Focada em colaboradores afro-brasileiros que buscam entender seu direcionamento de carreira dentro de uma determinada instituição. As mentorias têm duração de 6 meses com encontros quinzenais.

CURSOS & TREINAMENTOS

Cursos e Treinamentos com utilidade prática para o negócio ( atendimento, vendas, liderança ) com ênfase em diversidade e inclusão. Esses cursos podem ser disponibilizados em plataformas digitais e sua matriz pode ser usada em diferentes empresas.

Procure um de nossos consultores especialistas para obter informações mais detalhadas sobre nossos Produtos e Serviços:

Fale conosco:

(+55.24) 98182-0978
(+55.27) 99945-8358
certificadorapacto@educafro.org.br
www.educafro.org.br