Força. Voz. História. Luta. Resistir. Sempre resistir. Visitar Quilombos é sempre uma experiência forte e impactante. Visitar Quilombos no Maranhão, o estado que mais abriga Quilombos no Brasil, é uma experiência transcendental! Pegamos a estrada logo cedo pois o caminho ia ser longo. Entramos no carro sem saber o que nos aguardava. Os olhares da EDUCAFRO conseguiam vislumbrar as belíssimas paisagens de São Luís. Quanta vida, quanta natureza, quanta beleza. Após algumas horas de estrada, começamos a viver a experiência de uma forma real ao perceber as arvores e postes com marcações característica de um Quilombo. Era o nosso povo se mostrando, lutando e preservando as terras que são deles por direito.

Descemos do carro, acompanhados pelo Secretário de Igualdade Racial Gerson, e entramos em uma casa que exalava história e paixão. Era a casa de Ana Cleta, uma grande líder do Quilombo Santa Rosa dos Pretos. Sentamos ao lado dela, seu filho e seus aliados. E ali, viajamos no tempo. Conhecemos a dor da matança dos jovens que saíram dos Quilombos para tentar a vida na cidade. Conhecemos o orgulho de saber que mais de 300 jovens quilombolas da região terminaram o ensino médio no quilombo. Conhecemos a felicidade de Ana Cleta, que viu seus três filhos se formarem. Conhecemos a luta em saber que a Região de Santa Rosa dos Pretos abarca cerca de 20 Quilombos do município de Itapecuru, mas que 4 deles já foram desolados. Conhecemos a resistência do nosso povo ao entender que a alegria pelas festas do Divino, pelo Tambor de Crioula e muitos outros símbolos da cultura ainda estão vivos.

Sim, nós conhecemos a vida que emana daquele lugar. Entendemos que ali vivem pessoas incríveis, inspiradoras, capazes e cheias de vontade de lutar. É o nosso povo, são as nossas raízes. A história de liberdade do Quilombo Santa Rosa dos Pretos vem sendo aos poucos retiradas, com a construção das estradas, com a divisão das terras e com a ganância do mundo. Mas a luta e a resistência continuam. E não param de crescer, no coração e nas ações de Ana Cleta e todo o povo daquele Quilombo.

Nós da EDUCAFRO saímos daquele lugar enriquecedor com uma missão: Levar um documento para fomentar a criação de um Centro de Referência em Santa Rosa dos Pretos para o Governador Flávio Dino. E com orgulho podemos dizer que o Centro de Referência vai se tornar um realidade. Mas sonhamos com o dia em que muitos outros sonhos quilombolas se tornem realidade! O sonho de encontrar mais quilombolas estudando, mais quilombolas no mercado de trabalho, mais quilombolas inspirando o mundo!

No que depender de nós, povo e comunidade EDUCAFRO, esses sonhos vão ser reais! Pois a força que vem do quilombo nos inspira a fazer mais!